terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Capítulo 21 do Evangelho de São João


1.

Depois disso, tornou Jesus a manifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades. Manifestou-se deste modo:

2.

Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado Dídimo), Natanael (que era de Caná da Galiléia), os filhos de Zebedeu e outros dois dos seus discípulos.

3.

Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe eles: Também nós vamos contigo. Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam.

4.

Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram.

5.

Perguntou-lhes Jesus: Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer? Não, responderam-lhe.

6.

Disse-lhes ele: Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes.

7.

Então aquele discípulo, que Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor! Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se às águas.

8.

Os outros discípulos vieram na barca, arrastando a rede dos peixes (pois não estavam longe da terra, senão cerca de duzentos côvados).

9.

Ao saltarem em terra, viram umas brasas preparadas e um peixe em cima delas, e pão.

10.

Disse-lhes Jesus: Trazei aqui alguns dos peixes que agora apanhastes.

11.

Subiu Simão Pedro e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu.

12.

Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: "Quem és tu?", pois bem sabiam que era o Senhor.

13.

Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhos deu, e do mesmo modo o peixe.

14.

Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado.

15.

Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?" Respondeu ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo." Disse-lhe Jesus: "Apascenta os meus cordeiros."

16.

Perguntou-lhe outra vez: "Simão, filho de João, amas-me?" Respondeu-lhe: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo." Disse-lhe Jesus: "Apascenta os meus cordeiros."

17.

Perguntou-lhe pela terceira vez: "Simão, filho de João, amas-me?" Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: "Amas-me?", e respondeu-lhe: "Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo." Disse-lhe Jesus: "Apascenta as minhas ovelhas."

18.

"Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres."

19.

Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: "Segue-me!"

20.

Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava (aquele que estivera reclinado sobre o seu peito, durante a ceia, e lhe perguntara: "Senhor, quem é que te há de trair?").

21.

Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: "Senhor, e este? Que será dele?"

22.

Respondeu-lhe Jesus: "Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu."

23.

Correu por isso o boato entre os irmãos de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não lhe disse: "Não morrerá", mas: "Que te importa se quero que ele fique assim até que eu venha?"

24.

Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho.

25.

Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.

sábado, 17 de janeiro de 2009

O papel espiritual da mãe e do pai

Padre Paulo Ricardo
Foto: Elcka Torres

O papel espiritual da mãe

Se queremos educar nossos filhos, precisamos ter os nossos olhos fixos no Pai. O primeiro valor que precisamos ter para educar os nossos filhos o dom do céu. Essa vida não é capaz de nos dar a felicidade, se esperamos demais dessa vida só acumulamos frustrações.

Precisamos olhar para dois papéis bem definidos na família, o papel do pai e da mãe. O que se espera de um pai e de uma mãe para a educação dos filhos.

Vamos olhar para figura da mãe. Precisamos entender que a diferença entre homem e mulher é desejada pelo Criador, e não é só uma diferença física e genital, homens e mulheres são diferentes. Se queremos educar nossos filhos, precisamos de alguém que assuma o papel espiritual de pai e de mãe.

Os animais não têm pais espirituais, eles têm reprodutores, pois os animais não têm papéis espirituais. Somente nós seres humanos temos esse papel espiritual. O que vemos na nossa sociedade é que esses papéis estão confusos, e a sociedade está fazendo de tudo para que isso seja confundido. A sociedade quer abolir a diferença entre o homem e a mulher.

A mulher tem sua identidade e seu papel de mãe, e o homem tem sua identidade e seu papel de pai. Todas as mulheres da face da terra, inclusive as virgens consagradas, precisam ser mães espirituais, não existe mulher madura que não seja mãe. Assim é o homem, os padres não têm filhos biológicos, mas eles precisam assumir um coração de pai.

Quando olhamos para esses papéis de pais espirituais, você precisa querer dar frutos, ninguém veio a terra para ser estéril, mas para ter filhos espirituais, que é muito mais importante que ter filhos biológicos, pois os animais podem também procriar, precisamos nos deter nesses papéis espirituais.

Em toda a sociedade existe um papel espiritual de pai e de mãe. O ser humano no mundo inteiro reconhece que ser pai e ser mãe não é simplesmente “pari” um filho, no sentido verdadeiro da palavra, por isso muitos dizem: “eu não tive um pai, uma mãe de verdade”.

Tudo isso que estou falando é pesquisa do padre Vergote, ele descobriu uma coisa referente à mãe. Mãe é quem tem uma disponibilidade afetiva, um o coração aberto, por isso muitos dizem: “minha mãe está sempre de braços abertos para me acolher”. Mãe é colo, aconchego. A segunda característica da mãe é amor incondicional; por isso no presídio as mães dizem: “não importa o que meu filho fez, eu continuo o amando”. Não que ela aprova o que ele fez, mas o ama mesmo assim.

No meio de tudo isso entra uma coisa chamado movimento feminista, que iniciou numa luta muito justa, em que queriam dar as mulheres os mesmos direitos civis que o homem, ela pode votar e participar da vida política, ela tem seu lugar na sociedade. Esse movimento era de mulheres cristãs, mas infelizmente foi raptado por ateus, e na vida ateia para a mulher conseguir o direito salarial igual do homem ela precisa trabalhar muito para competir com seu marido, então entra o drama da sociedade moderna.

Eu reconheço que as mulheres precisam de certa independência de seus maridos. Então o que fazer? O drama da mulher está em trabalhar e si sentir frustrada por não ser uma boa dona de casa.

Numa pesquisa nos Estados Unidos descobriram que as mulheres se sentiam muito mais satisfeitas se pudessem dispor parte de seu tempo para ter mais tempo para a família. A realidade é essa, para que as mulheres se realizem como mulher, é preciso realizar aquilo que está no coração de toda mulher, ser mãe. Você mulher, não queira concorrer com seu marido em forma de dinheiro, saiba que seu lado materno sempre será insatisfeito.

O que nós queremos hoje? Um milagre! Queremos que nossos filhos sejam educados, mas não queremos pagar um preço. Mulher, se você escolher sua carreira em primeiro lugar você pagará um preço. Se você quer ter filhos e deseja se realizar como pessoa humana, ou você investe tempo para seus filhos ou você será uma mãe ou um pai frustrado. Ou você está com seus filhos ou alguém vai tomar o seu lugar, e as escolhas tem suas consequências.

Eu não quero escolher sua vida, estou colocando às claras o preço das suas escolhas. Se você escolhe um caminho de competitividade com seu marido você pagará um preço de insatisfação, e o preço de seus filhos é de não ter sua presença.

O padre Vergote descobriu que o esquizofrênico e um criminoso - aquele que tem a mente perversa -, são pessoas que não tem a figura de mãe. O esquizofrênico tem a figura de uma mãe que é juiz. Vejam que isso tem consequência para seus filhos. Mas será que não existe uma ligação entre o crescimento da violência na sociedade e a ausência das mães na família? E eu não falo da mãe biológica, mas mães e pais espirituais. Se você pode ser pai espiritual e mãe espiritual, seja, mas nossos filhos precisam dessa referência de amor incondicional.

Eu reconheço que as mulheres precisam de certa independência de seus maridos. Então o que fazer? Uma opção para a mulher é não querer um caminho de rivalidade com seu marido, querendo se colocar acima do marido, se você ganha mais que seu marido, não interessa, não seja rival, vivam em comunhão de bens. Na prática espiritual deve ter comunhão de bens.

A mãe precisa ser essa referência de carinho para seus filhos. Existem situações em que o marido não consegue emprego e a mulher trabalha, então que o marido faça presença paterna, mas não deixe o filho a mercê da televisão e da internet. Perdeu-se a satisfação de ser pai e mãe, mas existe o benefício e a alegria de ser pai e mãe. Os casais modernos não gostam de sair com os filhos, parece que olham para os filhos como algo que atrapalha, e não uma realização.

Se você não tem filhos, tem problemas de engravidar, ou é celibatário, se vire e busque filhos espirituais. Ninguém nasceu para ser estéril, mas para ser alegre, então busque filhos espirituais para que vocês tenham a alegria de ser pai e de ser mãe.

A família é dom de Deus, é algo muito precioso aos olhos de Deus. Todos os movimentos progressistas querem destruir as famílias.

A mãe é gratidão, ela é o lugar aonde a criança vai correndo quando está em perigo. Se você não teve uma boa experiência de mãe, você precisa perdoar sua mãe, e se sua mãe já morreu, assuma a Virgem Maria como sua mãe.

A mãe não pode fazer tudo, mas os filhos precisam ter uma referência de mãe. Às vezes é necessário perder um pouco de dinheiro para ganhar a família. As mulheres não podem ficar na posição de inveja do homem, as feministas radicais não amam as mulheres, por isso querem destruir o que você tem de mais bonito, a feminilidade, para serem como os homens. Mulheres, não invejem os homens, mas se realizem como mulheres.

O papel espiritual do pai

Padre Paulo Ricardo
Foto: Nara Bessa

Nós dizíamos nesta manhã, que todos precisam de um pai e uma mãe espiritual. A mãe tem uma disponibilidade afetiva, está sempre com os braços abertos. A figura do pai está necessariamente ligada a lei. E isto é fácil para a gente entender. A mãe e a criança estão ligadas, primeiro ela tem que segurar a criança no útero, ou do contrário ela perde a criança, depois no colo, mas depois a mãe quer segurar a criança em casa. O pai põe um limite na ligação entre a mãe e a criança, sem quebrar esta ligação.

As vezes pensamos que o pai entra para separar o filho da mãe, mas o papel do pai é o equilíbrio, e isso faz com que os nossos filhos cresçam no equilíbrio. Acontece hoje na sociedade uma crise, ninguém quer ser pai, ninguém quer ter limite. Mas alguém precisa assumir o encargo de colocar limites, e sabemos o quanto isso é necessário.

É importante para você que é pai, assumir essa missão de ser 'lei,' de ser limite. Outra coisa importante: mesmo onde não exista um pai biológico, alguém precisa assumir o papel de pai, e deve ser do sexo masculino. Faz parte do desígnio de Deus que dentro da família real, a figura masculina ser aquele que põe limite, e alguém precisa assumir a realidade de pai.

Como colocar esses limites? É importante compreender este limite, e para isso o pai precisa de uma virtude fundamental, a magnanimidade, que quer dizer “Alma grande”. O pai precisa ser magnânimo “A águia não se alimenta de mosca", a águia que é de alma grande não come animais pequenos somente os grandes.

O pai não deve se preocupar com pequenos defeitos e sim com os grandes. Você não deve encher a vida do seu filho de regrinhas, porque as regrinhas desgastam a autoridade do pai. A mãe é responsável pelas pequenas regrinhas, e é exatamente por isso que a autoridade da mãe se desgasta, e quando ela quer dar uma ordem grande, e porque a autoridade dela já está desgastada então ela diz, bem então vou falar com o seu pai.

Porque isso? É natural que a criança tenha mais cumplicidade com a mãe, porque eles viveram juntos nove meses. Uma dica aos pais. Um excelente educador disse: 'Não dê mais de uma ordem por mês, não explique muito'. Não mande demais, mande somente coisas importantes. Existe aí uma sabedoria de não gastar a autoridade do pai. É como uma faca se você usa demais, ela gasta. E quando você precisar ela não vai funcionar.

A tendência dos filhos é querer a liberdade dos adultos, mas não querem as responsabilidades dos adultos. Se o seu pai não coloca as regras não se preocupe, porque a sociedade lhe colocará limites.

Mas também não podemos ficar só no “não”, temos que ser criativos. Se você corta a internet, a viagem, o que você está colocando no lugar? Porque se o jovem não está na internet o que é que ele vai fazer, ele não vai querer “ficar de papo pro ar”.

Talvez você não tenha planejado ter filho naquele momento, mas Deus planejou o seu filho, e você agora tem o filho, então saiba, daqui para frente a sua vida está mudada. Você precisa dedicar tempo a ele, e se você não quer que ele fique o dia inteiro na internet, gaste tempo com ele. Todo mundo quer abraço, mas ninguém quer fazer gol. Quer um filho bom? Gaste tempo com ele. Se você não tem tempo, bem então é porque você colocou na frente outras prioridades, você precisa ter alternativas, ou então depois não reclame. Vá ao cinema com seu filho, ao parque, você precisa investir tempo. É preciso também ir dando aos poucos responsabilidades para ele.

O Pai não faz chantagem, é a mãe que, quando o filho diz que vai embora, chora, diz só se for por cima do cadáver. Já o pai diz “A porta da rua serventia da casa”. Esta é a figura do pai. Quer fazer o que quer com o seu dinheiro, mas se mora na casa dos pais e não paga nada? Está errado. Se você quer liberdade de adulto e responsabilidade de criança está errado, enquanto estiver dentro de casa é preciso assumir responsabilidades.

Você foi criado na lei de Deus, você se revolta na adolescência, sai de casa. Muitas vezes os que não tem coragem de sair de casa, então saem espiritualmente, vive de cara emburrada. Na verdade ele é um covarde, não tem coragem de sair de casa, só se sente livre quando está fora de casa. Quer liberdade, mas não quer responsabilidades. E se ele sair de casa, e acontecer com ele como com o filho pródigo, ele vai se lembrar que a porta da casa estará aberta.
'Quer um filho bom? Gaste tempo com ele'

É importante que ele tenha um lugar, uma casa para voltar. Voltar para a educação que recebeu quando criança. E quantos de nós recebemos isso quando criança? Talvez você odiasse ir a Missa, mas hoje adulto, você diz: 'ainda bem que meus pais me educaram na fé católica, que bom que tenho uma casa para voltar, como “Filho pródigo”' Cobre coisas grandes, fundamentais, não encha a vida dos seus filhos de picuinhas.

Ninguém quer ser pai, ninguém quer ser limite. O problema da Igreja é de alfaiataria. Como assim? Está faltando calças compridas, está faltando homem para por limite. Qualquer clube de futebol tem lei, mas na Igreja ninguém quer que tenha lei.

Você tem todo direito de seguir a religião que você quiser, a liberdade religiosa é um dom de Deus para este país. Agora o cara não se converte direito e quer vir aqui na nossa igreja fazer bagunça? O católico tem direito de ser católico neste país e quem não quer ser católico, tem religião para todo mundo, tem de todos os gostos e cores.

E você como pai e como mãe como é que você vai educar seus filhos? Então você diz: 'mas meu filho não quer ir na missa!' Veja o que acontece, seu filho nasceu, você não diz, não vou ensinar língua nenhuma, nem português, nem inglês, quando ele crescer ele resolve se quer falar português ou inglês ou a língua que ele quiser. Ninguém faz isso, você mora no Brasil, todos falam português então você vai aprender a falar português.

Enquanto o seu filho está na sua casa ele vai ser católico, quando ele crescer, for um jovem adulto, se ele quiser mudar, ele muda.

Então você que é pai, saiba que tem um limite, tem um preço que você paga. Seu filho não convida 'a lei 'para tomar chopp com ele, ou para comer pizza. Ele convida o amigo. O preço que o seu filho paga para que o pai seja seu cúmplice é caro: ele será 'órfão'.

Como é que a gente recupera a autoridade? Obedeça a Deus. Quando as pessoas perceberem que você é o primeiro a obedecer a Deus, então as pessoas vão começar a respeitar você como autoridade.

Transcrição e adaptação: Célia Grego
--------------------------------------------------------------

Padre Paulo Ricardo
Reitor do seminário de Cuiabá (MT)
www.padrepauloricardo.org

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Orgulho




Quem pode ver as próprias faltas?
Purificai-me das que me são ocultas.
Preservai-me do orgulho, que ele não domine sobre mim.
(Salmo 18,13-14)


Soberba: a cultura do ego
'Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo'

A soberba é o pior de todos os pecados capitais. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus e Adão e Eva à desobediência e ao pecado original. Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós, por causa do pecado original, que “só morre meia hora depois do dono”. Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é a grande virtude, a que mais caracterizou o próprio Jesus: “Manso e humilde de coração” (cf. Mt 11,29) e também marcou a vida da Virgem Maria: “A serva do Senhor” (cf. Lc 1, 38), assim como a de São José e de todos os santos da Igreja.

São Vicente de Paulo ensinava seus filhos que o demônio não pode nada contra uma alma humilde, uma vez que sendo ele soberbo, não sabe se defender contra a humildade. Por isso, com essa arma ele [maligno] foi vencido por Nosso Senhor Jesus Cristo, pela Santíssima Virgem Maria, pelo glorioso São José, São Miguel e os demais santos.

A soberba consiste na pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens materiais e espirituais. Acha-se cheia de si mesma e se esquece de que tudo vem de Deus e é dom do alto, como disse São Tiago: “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes” (Tg 1,17).

O soberbo se esquece de que é uma simples criatura, que saiu do nada pelo amor e chamado de Deus, e que, portanto, d'Ele depende em tudo. Como disse Santa Catarina de Sena, ele “rouba a glória de Deus”, pois quer para si as homenagens e os aplausos que pertencem só ao Senhor. São Paulo lembra aos coríntios que: “Nossa capacidade vem de Deus” (II Cor 3,5). Aos romanos ele afirma: “Não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto” (Rm 12,3). E “Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos” (Rm 12,16). Aos gálatas, o Apóstolo dos gentios declara: “Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6, 3).

A soberba tem muitos filhos: o orgulho, a vaidade, a vanglória, a arrogância, a prepotência, a presunção, a autosuficiência, o amor-próprio, o exibicionismo, o egocentrismo, a egolatria, etc. Podemos dizer que ela é a “cultura do ego”. Você já reparou quantas vezes por dia dizemos a palavra “eu”? “Eu vou”, “Eu acho, “Eu penso que…”, “Mas eu prefiro…”, etc.. A luta do cristão é para que essa “força” puxe-o para Deus e não para o ego. Jesus, nosso Modelo, disse: “Não busco a minha glória” (Jo 8,50). São Paulo insistia no mesmo ponto: “É porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar os homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Deus” (Gl 1,10).

A soberba é o oposto da humildade; essa palavra vem de “húmus”, aquilo que se acha na terra, pó. O humilde é aquele que reconhece o seu “nada”, embora seja a mais bela obra de Deus sobre a terra, a glória d'Ele, como afirma santo Irineu no século II. São Leão Magno, Papa e doutor da Igreja, no século V, disse que: “Toda a vitória do Salvador, dominando o demônio e o mundo, foi iniciada na humildade e consumada na humildade!”.

Adão e Eva, sendo criaturas, quiseram “ser como deuses” (cf. Gen 3,5); Jesus, sendo Deus, fez-se criatura. Da manjedoura à cruz do Calvário, toda a vida de Cristo foi vivida na humildade e na humilhação. Por isso, Ele afirmou que no Reino de Deus os últimos serão os primeiros e quem se exaltar será humilhado. Façamos como Santa Teresinha que procurava o último lugar…

Oração Diante das Tentações

Mãe querida, acolhe-me em teu regaço, cobre-me com teu manto protetor e, com esse doce carinho que tens por teus filhos afasta de mim as ciladas do inimigo, e intercede intensamente para impedir que suas astúcias me façam cair. A ti me confio e em tua intercessão espero. Amém.

Matéria relacionada: Padre Paulo Ricardo fala sobre Orgulho

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Epitáfio (Titãs) personalizado




Devia ter amado mais, ter chorado mais MENOS

Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais e até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado as pessoas como elas são

Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso JESUS vai me proteger

Enquanto eu andar distraído ARREPENDIDA

O acaso JESUS vai me proteger

Enquanto eu andar VIVER

Devia ter complicado menos, trabalhado menos MAIS

Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos com problemas pequenos

Ter morrido de amor

Queria ter aceitado a vida como ela é

A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso JESUS vai me proteger

Enquanto eu andar distraído ARREPENDIDA

O acaso JESUS vai me proteger

Enquanto eu andar VIVER

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Música




"A capacidade de discernir entre o que é reto e o que não o é, podemos possuí-la unicamente pela confiança individual em Deus. Cada um deve aprender por si, com auxílio d'Ele, mediante a Sua Palavra. A nossa capacidade de raciocinar foi-nos dada para que a usássemos, e Deus quer que seja exercitada." (E. G. White, Educação, p. 231)


Música, Música
Simone

Composição: Sueli Costa / Abel Silva

Música, Música
Companheira do quarto dos rapazes
Entre revistas e fumaça
Confidente do quarto das meninas
Entre calcinhas e sandálias
Música, música

Farol na cerração dos grandes medos
A força que levanta os bailarinos
Elétrica guitarra entre os dedos
Aflitos e quentes dos meninos
Música, música

Irmã, imã, irmã
Feroz como a ira do Irã
Ou mansa como o último carinho
Quando já chega a manhã
Música, Música

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009




NÃO SOMOS, ABSOLUTAMENTE, DE PERDER O ÂNIMO PARA NOSSA RUÍNA; SOMOS DE MANTER A FÉ PARA A NOSSA SALVAÇÃO! (Hb 10,39)

A FÉ É O FUNDAMENTO DA ESPERANÇA, É UMA CERTEZA A RESPEITO DO QUE NÃO SE VÊ. (Hb 11, 1)

ORA, SEM FÉ É IMPOSSIVÉL AGRADAR A DEUS, POIS PARA SE ACHEGAR A ELE É NECESSÁRIO QUE SE CREIA PRIMEIRO QUE ELE EXISTE E QUE RECOMPENSA OS QUE O PROCURAM. (Hb11, 6)

Hoje fui ao Grupo de oração, e entrei para a comunidade CN onde criei um blog baseado neste aqui, confira!
(http://www.comunidade.cn/icox.php?mdl=pagina&op=listar&usuario=196553&mostrar=meublog)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ESPERANÇA





Mário Quintana


Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...


Texto extraído do livro "Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 118