quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Buraco Negro Amapá Roraima

Por que não tem uma estrada ligando o Amapá a Roraima?

 
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Encontrei uma resposta que pode ser a solução em
 http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1458637



Em LARANJA as estradas federais já existentes.
Em VERMELHO as estradas estaduais (AMs e PAs) já existentes.
Em VERDE os trechos a serem construídos, propostos por mim.
Percebam que essa estrada sairia barata, contemplando vários importantes municípios e efetivamente interligando a região, tanto entre si, como ao resto do País.

BOA VISTA, capital do Hemisfério Norte brasileiro. | BV 2 3 4 5 6 7 8 RORAIMA. Quem a conhece, se impressiona. E sempre volta. | RR 2 3 Last edited by SallesNeto@RR; November 9th, 2011 at 11:03 PM.

 Eu sempre defendi uma rodovia federal que integrasse e unificasse a AM-010 Manaus-Itacoatiara com as várias PAs na região de Óbidos a Prainha e a BR-156 Mazagão-Macapá. Essa grande estrada, com seus 900km, seria uma das mais úteis e utilizadas da Amazônia, na minha opinião. Margeando a norte o Rio Amazonas, iria do encontro das águas à foz, conectando diversas importantes cidades, tais quais:

EM ORDEM DE MANAUS A MACAPÁ NO
AMAZONAS: RM Manaus (2 milhões) Itacoatiara (90 mil) Parintins (100 mil) -- na outra margem Nhamundá (20 mil)
NO PARÁ Oriximiná (70 mil) Óbidos (50 mil) Santarém (300 mil) -- na outra margem Alenquer (50 mil) Monte Alegre (60 mil) Prainha (30 mil)
NO AMAPÁ Laranjal do Jari (40 mil) RM Macapá (500 mil)
 (aí estão APENAS as cidades acima dos 20 mil habitantes!)

Percebam que esta estrada integraria 3 capitais (Santarém deve acabar se tornando uma), sendo 2 metrópoles. Essa estrada ligaria todas essas cidades (inclusive o AP) tb a Roraima, Venezuela (Mercosul) e Caribe através da BR-174. Ligaria ao Centro-Oeste, através da BR-319 (supondo já ter sido recuperada...). A ligação Macapá-Brasília ficaria ainda mais rápida com essa estrada caso se asfalte um dia a BR-164 (Cuiabá-Santarém). Obviamente uma ponte ligando as duas rodovias naquele trecho do Amazonas é, no entanto, impossível. É necessária a ação de balsas. Creio que essa alternativa é bem mais viável, rápida e rentável que o asfaltamento da Perimetral Norte (BR-210).