A Graphical User Interface (GUI para o short) permite aos usuários interagir com o hardware do computador em uma forma amigável.
Este material não é do meu Baú. Foi retirado do site
http://vqv.me/qE7
Eu só postei as interfaces que já usei até hoje, mas lá no site em que peguei as fotos tem todos os sistemas operacionais de 1981-2009. Muito bom para guardar no baú.
Windows 1.0x (lançado em 1985)
Neste ano, a Microsoft lançou o Windows 1.0, seu primeiro sistema operacional baseado em GUI. A característica mais interessante (que mais tarde foi omitido) foi o ícone do relógio analógico animado.
Windows 2.0x (lançado em 1987)
Nesta versão, a manipulação das janelas tinha melhorado significativamente. As janelas podem ser sobrepostas, redimensionadas, maximizadas e minimizadas.
Windows 3.0 (lançado em 1990)
Por esta versão, a Microsoft percebeu o real potencial de GUI's e começou a melhorá-las significativamente.
Além disso, a Microsoft contratou Susan Kare para projetar os ícones do Windows 3.0 e adicionar um estilo unificado para a GUI.
Windows 3.1 (lançado em 1992)
Esta versão do Windows inclui fontes TrueType que foram pré-instalados. Isso efetivamente fez do Windows uma funcional plataforma de publicação para desktop pela primeira vez.
Anteriormente, só era possível para alcançar tal funcionalidade no Windows 3.0 usando o Adobe Type Manager (ATM), sistema de fontes da Adobe. Esta versão também inclui um esquema de cores chamado Hotdog Stand, que continha tons brilhantes de vermelho, amarelo e preto. Este esquema de cores foi criado para ajudar pessoas com algum grau de daltonismo ver texto / gráficos na tela mais fácil.
Windows 95 (lançado em 1995)
A interface do usuário foi totalmente redesenhada desde a versão 3.x. Esta foi a primeira versão do Windows em que um pequeno botão de fechar foi adicionado em cada janela.
A equipe de projeto deu os estados (ativado, desativado, selecionado, marcado, etc) para os ícones e outros gráficos. O famoso botão Iniciar apareceu pela primeira vez.
Este foi um grande passo para a Microsoft quanto ao próprio sistema operacional e interface gráfica unificada.
Windows 98 (lançado em 1998)
Os estilos de ícone eram quase o mesmo que no Windows 95, mas a GUI toda poderia usar mais de 256 cores de processamento. Windows Explorer mudou quase completamente e "Active Desktop" apareceu pela primeira vez.
Windows XP (lançado em 2001)
Como a Microsoft tende a mudar completamente a sua GUI com cada versão do sistema operacional principal, o Windows XP não foi exceção. A interface gráfica em si é skinnable, os usuários podem mudar toda a aparência e a sensação da interface. Os ícones foram de 48 x 48 por padrão, apresentados em milhões de cores.
Windows Vista (lançado em 2007)
Esta foi a resposta da Microsoft à sua concorrência. Eles também incluíram um monte de 3D e animação. Desde o Windows 98, Microsoft sempre tentou melhorar o ambiente de trabalho. Com o Windows Vista, eles lançaram widgets e deram uma melhorada no Active Desktop.
Windows 7 (lançado em 2009)
Windows 7 é uma atualização mais modesta e focalizada para a linha Windows, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. Apresentações dadas pela companhia no começo de 2008 mostraram um "Shell" novo, com uma barra de tarefas diferente, um sistema de "network" chamada de "HomeGroup", e aumento na performance. Algumas aplicações que foram incluídas em lançamentos anteriores do Windows, como o Calendário do Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não serão incluidos no Windows 7; alguns serão oferecidos separadamente como parte gratuito do Windows Live Essentials.