domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ansiedade

SALMO 114

1.Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,
2.porque inclinou para mim os seus ouvidos no dia em que o invoquei.
3.Os laços da morte me envolviam, a rede da habitação dos mortos me apanhou de improviso; estava abismado na aflição e na ansiedade.
4.Foi então que invoquei o nome do Senhor: Ó Senhor, salvai-me a vida!
5.O Senhor é bom e justo, cheio de misericórdia é nosso Deus.
6.O Senhor cuida dos corações simples; achava-me na miséria e ele me salvou.
7.Volta, minha alma, à tua serenidade, porque o Senhor foi bom para contigo,
8.pois livrou-me a alma da morte, preservou-me os olhos do pranto, os pés da queda.
9.Na presença do Senhor continuarei o meu caminho na terra dos vivos.

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/21/114.php#ixzz1F9NQStFZ

COMO SE LIVRAR DA ANSIEDADE




1- Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz, pois isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e por conseqüência a mente.



2- Entenda que quando um problema novo se configura a sua frente, a solução não esta na sua mente, não esta no seu pensamento, e sim no fato em si. Quando for possível olhe para o novo, procure entende-lo, aumente as suas informações e o seu conhecimento sobre ele. Não busque referencias anteriores, pois isto aumentara a sua ansiedade. Se não for possível olhar para o problema (como no exemplo da entrevista) procure não pensar nele, tente distrair a sua mente com outra coisa, brigue com ela para não pensar na entrevista e em suas conseqüências.



3- Aceite a falta de controle, abra mão da prepotência da sua mente e entenda que não somos deuses superpoderosos que tudo podemos controlar. Uma parte de nossa vida tem que entregar a Deus, ao destino a sorte e... Seja o que Deus
quiser...



4- Problemas e novidades se resolvem com ação e não com pensamento, é preciso fazer o melhor que esta a nosso alcance, focado, ligado no real. O que esta além do nosso melhor esforço não podemos controlar.




5- Aceitar a possibilidade de perder, não querer ganhar a qualquer custo, pois isto acelera a mente e aumenta e muito a chance de derrota.



6- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir a sua frente, não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela ira embora e mais a sua mente se acalmara. Quanto mais você tentar se livrar dela, mais ela se tornara ansiedade.



7- Não se deixar enganar pela mente. Quando ela ficar buzinando internamente que o pior vai acontecer, usar a palavra mágica: " Seja o que Deus quiser...". " Foda-se..."



Resumindo, mente acelerada é mente desequilibrada, para livrar-nos da ansiedade devemos aprender a escapar do domínio e desacelerar a nossa mente.

Dr. Isaac Efraim, psiquiatra, marido da querida @Rosana

A conquista da serenidade















* * *
Slides Beth Norling


Redação do Momento Espírita, e pensamentos do verbete Serenidade, do livro Repositório de sabedoria, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.


site: http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1603&let=C&stat=0