domingo, 14 de dezembro de 2008

"Consolai o meu povo."


Hosana 2008 - Canção Nova
Homilia Padre José Augusto
(07/12/2008)

Neste tempo em que estamos vivendo que é o advento, tempo de esperança; o Papa Bento XVI diz que é a presença continuada de um Deus presente. Quando você abre a Sagrada Escritura, e começa a ler, Deus está falando de algo que aconteceu no passado, mas Deus está falando com você agora.

Veja como Deus começa a falar conosco: “Consolai o meu povo, diz o vosso Deus”.
O povo judeu, o povo escolhido, foi um povo que sofreu muito, e muitas vezes nós pensamos que porque seguimos Jesus não vamos sofrer.

O povo foi levado para a Babilônia, e lá estavam desconsolados, aguardando o momento em que Deus iria intervir. Esperavam um ano e nada, dois e nada, e assim também acontece conosco.

Peguem o Salmo 136 para que você compreenda como o povo estava sofrendo.
“As margens do Rio da Babilônia, nos sentávamos chorando, lembrando-nos de Sião (O lugar onde está o Templo, que havia sido destruído, eles choravam de saudade de Sião). Os nossos opressores exigiam de nós um canto de louvor. Esta palavra esta falando de nós, dos nossos sofrimentos do dia-a-dia. Deus faz um juramento por Ele mesmo, isso quer dizer que Ele jamais vai esquecer você no sofrimento. “Se eu de ti Jerusalém me esquecer, que minha mão resseque”

Deus jamais vai esquecer de você! Deus suscitou Ciro que permitiu que o povo saísse de lá. Por isso Deus diz a Isaías “fala bem alto: A sua servidão acabou! Tira o meu povo da fossa. Grita para que isso penetre na mente e no coração deles”. No versículo 9 o Senhor diz: Não temas!

Talvez você tenha vindo aqui com o coração temeroso, mas não temas.
A consolação é essa, por mais que as coisas estejam demorando na sua vida, não entre no desespero porque o Senhor cumpre as suas promessas. Enquanto esperamos o Senhor vamos resolvendo as coisas do nosso dia-a-dia.

Vocês ouviram o Neil Velez testemunhando que os médicos davam pouco tempo de vida para ele, mas a vitória de Deus aconteceu na vida dele. Vocês viram também o Padre Roger que contava sobre o uso de drogas, baile funk, até que ele ouviu a Palavra de Deus pregada pelo Monsenhor Jonas e mudou de vida.

O desespero da humanidade hoje é a crise mundial. A crise esta aí, mas Deus também está. A crise está por vir, mas Deus já está aqui, e vou dizer uma coisa a você que está entrando em desespero, Deus vai nos tirar desta crise, se homem não tira, Deus tira!

É tempo de nos reanimarmos. Quando gritamos Hosana Brasil, estamos gritando, Senhor salva o Brasil. Eu não vou dizer que Ele vai salvar, eu vou dizer que Ele já salvou, no momento em que nós mais precisávamos.

Na noite de Belém veio um anjo que falou aos pastores que estavam desconsolados, agora nasceu o Salvador, e disse: “Paz na terra aos homens de boa vontade, nasceu o Salvador”. Não entre em 2009 pensando que não temos um Salvador, nós temos. Ele nasceu, morreu e ressuscitou e a nossa confiança está n’Ele.

Nenhum comentário: