quarta-feira, 8 de junho de 2011

Adeus Windows XP

Com tantas novidades da Apple esta semana, resolvi fazer uma viagem.

Steve Jobs  abriu a conferência da Apple WWDC 2011,  em São Francisco.
Foram apresentados OS X Lion, iOS 5 e iCloud 


“Se não havia surpresa sobre os produtos e serviços que seriam apresentados, o mesmo não se pode dizer sobre as centenas de novas funcionalidades, integração e simbiose entre os dispositivos, software, serviços e ecossistema. Aqui a Apple continua ser um caso único na indústria.”  Cibertransistor

Veja o vídeo de apresentação do serviço iCloud (alojamento on line e que estréia o novo Data Center da Apple.


Vídeo de apresentação do OS X Lion, novo sistema operacional para os computadores Mac.


Vídeo de apresentação do iOS 5, sistema operacional para os dispositivos móveis iPhone, iPad e iPod Touch.



Um pouco de Mágica




O  iCloud armazena o seu conteúdo e, sem fios, o envia por tecnologia push para todos os seus dispositivos. E, como ele se integra perfeitamente com seus dispositivos, tudo acontece automaticamente.

Quer experimentar a nuvem da Apple? Rosana mostra como, aqui.


Vai aparecer o sinal de Purchased (adquiridos)quando você entra na Aplle Store opção Updates. Seu dispositivo deve estar atualizado. Na aba " Not on this..." clique na nuvem ao lado para baixar o aplicativo, que você já tinha comprado anteriormente, que estava armazenado na nuvem.



Dúvidas sobre o iCloud  e mercado musical, aqui Maestro Billy usou esta foto de nuvens em sua postagem.

Esta foto combina com o papel de parede do Bloglorinha.


Modelo Picture Window. Imagens de modelo por konradlew


Este papel de parede - chamado Bliss ("felicidade", em inglês) - é uma das imagens mais famosas do mundo, pois é o papel de parede padrão das máquinas com Windows XP. A Microsoft não divulga oficialmente informações sobre a imagem, porém ela foi tirada por Charles O'Rear em Napa Valley, na Califórnia.


Estrada 121, que liga as regiões do vinho Napa e Sonoma (placa indicada na foto), onde o fotógrafo Chuck O'Rear tirou a foto 'Bliss' - o famoso papel de parede do Windows XP.


O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José. As grandes empresas norte-americanas de tecnologia têm suas sedes na Califórnia. A sede da Aplle fica na cidade de Cupertino.







A Apple, empresa mais inovadora do mundo, pretende construir um novo campus. O audacioso projeto foi apresentado ontem (7/6), por Steve Jobs, para o conselho da cidade de Cupertino, nos Estados Unidos.


Assista ao vídeo da apresentação (em inglês)


Logo no início da apresentação, Jobs disse que a empresa está crescendo como uma “erva daninha” e muitos de seus funcionários trabalham atualmente em prédios alugados em Cupertino. Foi para abrigar esses trabalhadores que a Apple comprou da Hewlett-Packard uma área de 150 acres (607.028 metros quadrados) na cidade.


Esse espaço comprado pela Apple era originalmente da HP, que vendeu a propriedade quando estava diminuindo de tamanho. Steve Jobs disse que esse terreno tem um significado muito especial para ele, pois foi adquirido por Bill Hewlett e Dave Packard, fundadores da HP, que ofereceram um emprego temporário a Jobs em 1969. 

Sem falsa modéstia, Steve Jobs pensou o projeto para ser o “melhor prédio de escritório do mundo”. Ao todo, entre 12.000 e 13.000 funcionários vão trabalhar em um único prédio circular, com quatro andares, além de centro e entorno totalmente arborizados.


A Apple planeja construir o novo campus circular com formato de uma "nave espacial", grande o suficiente para abrigar 12 mil colaboradores. Essas instalações, próximas ao quartel-general da empresa em Cupertino, irão gerar sua própria eletricidade.

O CEO da empresa afirmou que pretende manter os prédios originais da Apple, mas que precisa de um novo espaço de escritórios para acomodar novos funcionários

Para isso, contratou conceituados arquitetos e profissionais da construção que consigam, por exemplo, fazer uma construção totalmente curvilínea sem janelas ou vidros quadrados ou planos. O campus será preenchido com 6.000 árvores e terá também um centro de energia próprio.

A Apple tem planos para construir uma usina de força que irá gerar energia para o novo campus, e rede elétrica municipal irá funcionar com uma rede de energia reserva. A empresa pretende utilizar gás natural e outras formas de energia renovável.

Grande parte do terreno atualmente é asfaltada e usada como estacionamento, mas o novo campus será bem mais verde, de acordo com o CEO da companhia. A Apple quer deixar pelo menos 80% do terreno verde, e a maior parte do estacionamento será subterrânea. Há atualmente cerca de 3,7 mil árvores e a Apple quer aumentar esse número para 6 mil, conforme disse Jobs, que já contratou um paisagista para o trabalho. Outra mudança importante seria a construção de um auditório, para que a Apple não tenha que se deslocar para São Francisco todas as vezes que precisa fazer uma apresentação.

Os membros dos conselho da cidade reagiram positivamente em relação aos planos de construção dos planos. Kristy Wang, que faz parte deste conselho, chegou a perguntar se a Apple iria fornecer Wi-Fi gratuito à população da cidade. Jobs, por sua vez, recusou-se a comentar, e contra-atacou o munícipe. “Sou um tolo; sempre tive a ideia de que nós pagamos impostos e a cidade deveria fazer esse tipo de coisa. Se nós não tivermos que pagar os impostos, ficarei feliz em colocar o Wi-Fi”.

 “E ainda disseram que eu estava na pior. Se isso é estar na pior, pourrra:”


Disseram que Steve Jobs estava na pior, em 2009

O ano de 2011 promete ser incrível para a Apple.

Vamos nos concentrar nisso e deixar a oncologia para os profissionais. 

Todos nós podemos aprender com o exemplo de Steve Jobs.



Apple optou por um conhecido arquiteto para conceber a sua nova sede que ficará localizada in Cupertino, Califórnia. Recentemente a empresa anunciou que Norman Foster será o autor de um novo campus ecológico, o objetivo principal é criar um ambiente sustentável. Além disso, foi relatado que o conceito do campus será baseado no projeto da Foster + Partners,  Masdar City, em Abu Dhabi.




O projeto do novo campus da Aplle parece o nosso Maracanã. 

Meu medo e que com essa reforma para a Copa de 2014, nosso estádio não fique nada sustentável.







Bill Gates previu e Steven Jobs realizou



É uma regra geral: pessoas de grande destaque são bem mais reconhecidas por eventuais erros e tropeços do que por grandes conquistas. Esse é o caso de Bill Gates, que fundou a Microsoft e construiu um império da informática, mas sofre duras críticas e brincadeiras até hoje por opiniões ditas por ele em diferentes épocas.
Atuando apenas como executivo na Microsoft e gerenciando a Bill & Melinda Gates Foundation (entidade filantrópica que mantém juntamente com a esposa), o homem por trás do Windows vê hoje várias de suas ideias ditas em 1995 chegando agora ao mercado – e muitas outras bem longe de acontecer.


 (Fonte da imagem: Flickr / World Economic Forum)

Afinal, os críticos pegam pesado, é verdade, mas não deixam de ter um pouco da razão: Gates já desferiu pérolas como “1 GB  é espaço demais para guardar emails”, “o spam irá desaparecer” e “640 KB de memória em um computador pessoal é o suficiente para qualquer pessoa”.
Mas ele também é considerado a pessoa mais influente na área de tecnologia pela Forbes, por exemplo, além de, acredite, dar chutes certeiros sobre novos aparelhos e tendências atuais no mundo dos computadores. O Tecmundo mostra a seguir alguns desses acertos – e o porquê de Bill Gates ainda merecer tanto respeito.


O computador-carteira


Gates nunca parou de opinar sobre a internet. Mesmo assim, 1995 é um ano especial: ele lançou “A Estrada do Futuro” (“The Road Ahead”, no original), um livro que tem como assunto a revolução que a informática estava passando, quando se consolidava como um meio de comunicação capaz de influenciar todo o cotidiano de seus usuários.


 (Fonte da imagem: Divulgação / Microsoft)

Foi nele, por exemplo, que surgiu o conceito do computador do tamanho de uma carteira, que caberia perfeitamente no bolso do usuário. Através desse dispositivo, seria possível verificar emails, calendários, previsão do tempo, notícias em geral ou pesquisar coisas aleatórias pela rede.
Atualmente, não temos exatamente a miniatura de um computador, mas os smartphones e tablets realizam todas essas (e mais algumas) funções que também se aplicam aos PCs. Ponto para o Bill.

Muito antes da rede social


A maior moda da internet nos dias de hoje também foi pedra cantada por Gates. Ainda em “A Estrada do Futuro”, ele afirma que a ligação entre as pessoas, apesar da distância física, ficaria cada vez menor. Tudo isso por causa da tal estrada virtual da informação.
Através da troca de mensagens por esse canal, seria possível fazer novos amigos e conhecer pessoas com quem você nunca havia conversado antes. E essas amizades virtuais seriam apenas um primeiro passo para que essas pessoas se encontrem pessoalmente, formando uma sociedade conectada entre si também pelo mundo real.
Esse conceito pode ser facilmente aplicado em qualquer site de relacionamento atual, como o Orkut e o Facebook. Apesar de nem todas as amizades passarem para a vida real, vários laços pelo mundo foram construídos inicialmente pela rede.


A câmera em miniatura


Na década de 1990, a transmissão em vídeo ainda estava em desenvolvimento nos computadores, com a integração entre esses equipamentos ainda sem uma popularização completa. Aí entra a previsão do fundador da Microsoft, que apostou em pequenos dispositivos de vídeo que funcionariam online, através de câmeras acopladas em computadores ou outras telas.


Desse modo, seria possível trocar informações com outras pessoas e obter imagens de boa qualidade, tudo por um preço baixo.
O resultado? Pouco tempo depois, o mundo conheceu a webcam, que hoje é um acessório barato e quase indispensável para a comunicação online, sendo incorporada automaticamente em quase todos os modelos atuais de notebooks.


Novos formatos de distribuição


Com o avanço das tecnologias, o modelo de distribuição de alguns produtos seria obrigado a mudar. Em seu livro, Gates sugere que as gravadoras armazenariam suas músicas em um servidor na tal “estrada da informação”. Ironicamente, quem melhor aproveitou isso no futuro foi Steve Jobs, com o iTunes.
Além disso, ele também apostou em uma tecnologia que engatinhava na época e que apenas hoje começa a ganhar o devido respeito: os e-books.
Para ele, melhorias na tela e na computação em si, aliadas com o menos peso dos aparelhos portáteis, traria uma forma universal de leitura digital. Tablets e produtos mais específicos, como o Amazon Kindle, por exemplo, são provas desse sucesso.


 (Fonte da imagem: Divulgação / Amazon)

E mais: Gates ainda alertou que esse paraíso de produtos poderia se tornar um inferno para as produtoras, caso elas não tomassem um extremo cuidado. O motivo? A pirataria poderia facilmente tomar conta desse mundo. E tomou.


Integração é a chave


Alguns dos palpites foram baseados na ideologia da empresa. O suporte e o incentivo ao uso de vários formatos de arquivos, por exemplo, fazem parte de um ideal da Microsoft frente ao mercado digital.
Publicar arquivos na internet em extensões que possam ser lidas por Mac e Windows seria ideal, mas não era algo comum até então. Para Gates, era importante incentivar essa política, pois ela seria de grande importância no futuro.
Hoje em dia, temos um número imenso de aplicativos capazes de integrar ambos os sistemas, estreitando as relações de duas empresas que sempre pareceram tão distantes.


O que está por vir?


Enquanto algumas das previsões de Bill Gates tornaram-se realidade – e outras não passaram de sonho ou ficção científica -, o empresário continua na espera. Afinal, alguns palpites recentes ainda podem se tornar realidade (ou não) nos próximos anos.
Segundo ele, sendo otimista, daqui a dois anos o mercado será inundado com produtos touchscreen. Em 2008, quando o chute foi feito, alguns produtos já contavam com esses recursos, mas Gates fala em popularização.
Dezenas de milhões de pessoas vão ouvir música, tirar fotos e acessar a rede apenas com o movimento dos dedos na tela. Os tablets seriam a forma de computador mais vendida no mundo, mais até que notebooks ou desktops.


Além disso, ele ainda aposta na força do Bing, o buscador da Microsoft. Gates não deixa de elogiar o trabalho da Google, mas acredita que as pessoas ficarão surpresas com o trabalho que sua empresa pode realizar na área.
Por fim, sobre compras online, que hoje já abocanham uma grande fatia das vendas totais de algumas lojas, ele vai longe: muito mais do que um código de rastreamento dos Correios, será possível acompanhar por videoconferência todo o processo de entrega, desde o empacotamento até o transporte de seu produto.
...
Se algumas dessas previsões vão realmente se concretizar ou apenas vão se juntar aos vários erros de Bill Gates, só o tempo pode nos dizer. Mas, pelo menos, já não é possível afirmar que o fundador da Microsoft apenas divaga em suas adivinhações.
E você, acredita que as previsões de Bill Gates podem se concretizar? Se não, o que o futuro nos reserva na área da internet, que nem um dos homens mais poderosos da área de tecnologia foi capaz de adivinhar?


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/10509-as-previsoes-sobre-a-internet-que-bill-gates-acertou.htm#ixzz1av1p1lky

Piratas do Vale do Silício (filme)




Quando a revolução tecnológica começou, ninguém conseguiria imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem  criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta.
O fime mostra os bastidores da história desses dois homens, que usaram todos os tipos de golpes e armas para ganhar essa revolução e se tornar tão conhecido no mundo. Pode acreditar existe um filme falando sobre essa revolução que se chama Piratas do Vale do Silício, é um “docudrama” que conta o nascimento do computador pessoal (PC). Será que você conseguiria imaginar a sua vida sem a informatica, ou seja, sem tecnologia a sua volta? Essa tecnologia que temos é realmente graças a Bill Gates e Steve Jobs por que sem eles não saberíamos nada e esse filme é uma ótima recomendação para o mundo da informática.




Filme Piratas do Vale do Silício (1999). Este filme é um "docudrama" não autorizado feito para a TV, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro "Fogo no Vale: O Nascimento do Computador Pessoal", por Paul Freiberger e Michael Swaine, este filme documenta a ascensão do computador pessoal e a rivalidade entre Apple Computer (Apple II e o Apple Macintosh) e Microsoft (DOS, PC da IBM e Windows).


Parte 1







Turismo Nerd na Califórnia

Visita do UOL Tecnologia, a Google,  Aplle  e  ao cenário popularizado pelo Windows XP, 



Com poucas exceções, como a Microsoft, as grandes empresas norte-americanas de tecnologia têm suas sedes na Califórnia. Por isso, o Estado onde fica o Vale do Silício pode ser um bom destino de férias para os fãs de tecnologia: essa é a chance de ver (ok, mesmo que seja do lado de fora) as empresas onde muito do que interessa no universo geek acontece. O bônus fica por conta da estrada 121, que liga as regiões do vinho Napa e Sonoma (placa indicada na foto), onde o fotógrafo Chuck O'Rear tirou a foto 'Bliss' - o famoso papel de parede do Windows XP. Confira a seguir algumas amostras desse roteiro

Por Juliana Carpanez 


Nerd que é nerd acompanha o noticiário de tecnologia, no qual muitos (muitos mesmo) dos lançamentos são realizados em San Francisco.
A cidade, por exemplo, é cenário para apresentação dos produtos da Apple, quando o diretor-executivo Steve Jobs arranca suspiros do mundo todo com seus iPods, iPhones e iPads. Na foto, a Golden Gate, símbolo de San Francisco 

Quarteirões e quarteirões de Mountain View são ocupados pelos escritórios do Google. Os visitantes não podem conhecer os escritórios, a não ser que conheçam alguém para liberar a entrada - mesmo se esse não for o caso, pode ser divertido ver a gigante das buscas por fora 

No Google, em Mountain View, há vagas especiais para gestantes 

No Google há carros elétricos no estacionamento da empresa, em Mountain View 


Bicicletas ''estacionadas'' no Google permitem que os funcionários se locomovam entre os muitos escritórios da empresa.


No dia de visita do UOL Tecnologia, um domingo, o bicicletário estava cheio 


Detalhe da calota da bicicleta, que leva o símbolo do navegador Chrome 


Bicicletas ''estacionadas'' no Google permitem que os funcionários se locomovam entre os muitos escritórios da 
empresa. 


Escritório do Google, em Mountain View, mostra o símbolo usado pelo Google Maps para indicar a localização 
daquilo que o internauta procura (lojas, hotéis ou restaurantes, por exemplo)


 símbolo usado pelo Google Maps para indicar a localização 


No Google em Mountain View é possível ver um Android gigante, símbolo do sistema operacional para portáteis da empresa. 

 Praticamente uma Disney dos nerds...


Aqui, o Android (sistema operacional do Google para portáteis) aparece ao lado de um donut, que é o nome da versão 1.6 dessa plataforma móvel 


Na grama perto do Android gigante aparecem guloseimas que representam outras versões da plataforma móvel:


 Gingerbread (biscoito de Natal; nome da versão 2.3 da plataforma), Eclair (espécie de bomba de chocolate; nome da versão 2.1 da plataforma) e Froyo (frozen yogurt; nome da versão 2.2 da plataforma). É Disney ou não é? 


 Cupcake (bolo de caneca; nome da versão 1,5 da plataforma Android). Curiosamente, não existe a versão começando com a letra B.


Finalmente, checou a estátua do Honeycomb (favo de mel), versão 3.0 do Android (28/02/2011)


Vaga para visitantes no estacionamento do Google. No dia de visita do UOL Tecnologia, um domingo, foi possível parar no local sem autorização dos funcionários, pois havia poucos carros


Estacionamento dos escritórios do Google em Mountain View, na Califórnia, é bastante organizado e cheio de placas 


Mais um ''Estacionamento'' de bicicletas no Google, em Mountain View 


Cafeteria em um dos escritórios do Google, em Mountain View, na Califórnia 


A sede da Microsoft não fica na Califórnia, mas o papel de parede do Windows XP fica. A imagem chamada 'Bliss', talvez uma das mais famosas do mundo, foi clicada pelo fotógrafo Charles O'Rear em Napa Valley, também na Califórnia. Ele dirigia pela estrada 121 dessa região vinícola em um dia de inverno, quando decidiu parar o carro e colocar sua câmera de médio porte entre uma cerca de arame. A imagem que ele capturou você (definitivamente!) já conhece.

Em entrevista à publicação "Napa Valley Register", o fotógrafo afirmou que recebeu uma quantia "extraordinária" pela venda dos direitos para a Microsoft. No entanto, um acordo de confidencialidade o impede de divulgar valores. "Os fotógrafos gostam de ficar famosos pelas fotos que produzem. No meu caso, eu não produzi, apenas documentei o que aconteceu em determinado momento'', disse o fotógrafo Charles O'Rear à publicação. No site de O'Rear há várias imagens do local onde a foto foi feita Reprodução/Charles O'Rear


O UOL Tecnologia percorreu a Highway 121 em busca do papel de parede do Windows XP.


 O cenário dessa região vinícola é realmente belíssimo, 


 mas infelizmente não foi possível encontrar o exato ponto clicado por Charles O'Rear.


 ponto mais provável, deve ser por aqui.


 Mais Juliana Carpanez/UOL


 Highway 121 em busca do papel de parede do Windows XP.


Os artistas Simon Goldin e Jakob Senneby foram ao local onde foi tirada a foto do papel de parede do Windows. A imagem, chamada "After Microsoft", mostra como está a paisagem no local, após a popularização do lugar Reprodução/Simon Goldin e Jakob Senneby


Muitas das grandes empresas norte-americanas de tecnologia têm suas sedes na Califórnia. A HP, em Palo Alto, não é exceção


A garagem onde foi criada a HP (foto) fica em Palo Alto David Paul Morris/Getty Images/AFP


A garagem onde foi criada a HP (foto) fica em Palo Alto e é considerado o local de origem do Vale do Silício. Na garagem da 367, Addison Avenue, foi criado o primeiro equipamento da empresa, em 1939: um oscilador de áudio. Os primeiros osciladores foram encomendados por Walt Disney para a produção do filme ''Fantasia'' Divulgação/HP


Origem do Vale do Silício,  367, Addison Avenue,  Palo Alto (foto).,  Divulgação/HP


Nas estradas que cruzam a Califórnia, é possível ver anúncios da iTunes, loja online da Apple. Na foto, um outdoor que divulga as músicas do Beatles no site. 


Para os nerds, o endereço da foto acima, em Cupertino, é famoso: 1 Infinite Loop (ele faz uma brincadeira, referindo-se a uma rotina de programação que nunca acaba). Essa é a sede da Apple, onde os engenheiros da companhia desenvolvem projetos e produtos que fazem geeks do mundo todo suspirar -- e comprar, é claro. Para encontrar algumas empresas, como a Apple, basta digitar o nome delas no GPS. 


Os escritórios da Apple espalham-se por quarteirões de Cupertino, na Califórnia .


Os escritórios da Apple espalham-se por quarteirões de Cupertino, na Califórnia.


Os escritórios da Apple espalham-se por quarteirões de Cupertino, na Califórnia.


Quando a revista ''Wired'' escreveu uma reportagem questionando se a Apple era uma empresa genial ou maligna, citou o estacionamento da foto acima logo no início do texto. A reportagem mencionava o quanto era difícil estacionar no local sem vagas demarcadas, mas contava que Steve Jobs encontrava um jeitinho para sua Mercedes. O texto dizia que, em momentos de pressa e falta de paciência, o diretor-executivo da empresa parava seu carro em vagas de deficientes.

O Facebook vai sair de Palo Alto e passar a ocupar o antigo escritório da Sun Microsystems (foto) em Menlo Park, também na Califórnia.  Justin Sullivan/Getty Images/AFP


 A futura sede da rede social terá 57 acres e nove prédios John G. Mabanglo/Efe


Escritório do Linked In fica em Mountain View, onde também está localizado o Google Paul Sakuma/AP


Escritório do Linked In  em Mountain View Justin Sullivan/Getty Images/AFP


Escritório do site de leilões eBay fica em San Jose Paul Sakuma/AP

Que viagem maravilhosa! Mas é melhor eu voltar pro meu mundinho. Até a próxima!

Um comentário:

Celina Dutra disse...

Glória,

Os nerds vão se deliciar com este post! Não sou nerd mas adorei as histórias da Apple, o turismo na Califórnia e conhecer a história do papel de parede do Windows XP. Colhi girassol com as informações e fotos lindas.
Bom dia!

Beijo