sábado, 18 de junho de 2011

Arrogância virtual ou descobertas (Issac Asimov)

Coqueirinho PB - Foto da Luiza - Fev 2007

"…Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver".

("Mar sem fim"- Amyr Klink)

Tenho feito ultimamente muitas viagens virtuais. Ao ler esse texto de Amyr Klink me senti um pouco culpada de não priorizar uma viagem na minha vida. Meus sonhos se limitam as minhas possibilidades. Costumo querer aquilo que eu sei que posso conseguir sem prejudicar os sonhos e projetos dos meus familiares. Pensar em viajar seria sim um ensinamento para todos nós, mas mesmo economizando muito, nossas necessidades básicas seriam maiores que uma viagem. Ainda não chegou a hora, infelizmente, de gozar de tal descanso. Mas vai chegar e acho que já estou me preparando pra isso com minhas viagens virtuais. Estou construindo meu sonho, escolhendo o roteiro, colhendo informações, derrubando a barreira de não saber Inglês o suficiente. Estou me preparando sozinha, ainda nem falei com meu marido ou com os meus filhos sobre isso. Nós não conhecemos o Brasil, será que podemos sonhar em viajar para o exterior?

Acontece que nessas viagens virtuais acontecem imprevistos também. Estava lá no Japão, visitando o blog da Leh, e conheci Isaac Asimov. Tenho que registrar esse encontro.

FANTÁSTICO (1979) _ Isaac Asimov:  Deus e Ciência


Um dos mais importantes escritores de ficção científica do século XX, o norte-americano de origem bielo-russa Isaac Asimov, fala ao então repórter Hélio Costa, no Fantástico, sobre o eterno dilema: Deus e Ciência.
Asimov, falecido em 1992, é considerado um dos três maiores autores do gênero, ao lado de Arthur Clarke e Robert Heinlein.




Isaac Asimov (1988) prevendo o impacto da Internet (português)



Isaac Asimov mostra toda sua genialidade prevendo, em 1988, a importância da Internet na educação e em nossas vidas. Entrevista gravada em 1988 por Bill Moyers no programa de TV World of Ideas. Asimov prevê entre outras coisas as redes sociais e aplicações como a Wikipedia, Yahoo Answers, etc.


Issac Asimov -  1989  - Ameaças à Humanidade 
(Parte 1)


Isaac Asimov discursando sobre o Efeito Estufa e outras ameaças à nossa vida na Terra. Fala que o Brasil está destruindo a Amazônia e que os Estados Unidos estão poluindo o mundo, embora um não possa dizer ao outro o que fazer, deverá haver um consenso para salvar a raça humana. 



Issac Asimov -  1989  - Ameaças à Humanidade 
(Parte 2)




Isaac Asimov propôs, a criação de um governo mundial como uma solução à algumas ameaças que vem enfrentando a Humanidade. Nesse vídeo, demonstra suas ideias de como poderíamos chegar a construir um governo assim.
Legendado em Português por, Filipe Calvario. Original gentilmente cedido pelo usuário KingKahnTV. Agradecemos, também, à Jessica Bittar por ceder a transcrição do áudio original em Inglês.







Livro: A última questão 


 "Tudo teve início na explosão cósmica original, o que quer que tenha sido, e tudo terá um fim quando as estrelas se apagarem. Algumas se apagam mais rápido que as outras. Ora, as gigantes não duram cem milhões de anos. O sol irá brilhar por dez bilhões de anos e talvez as anãs permaneçam assim por duzentos bilhões. Mas nos dê um trilhão de anos e só restará a escuridão. A entropia deve aumentar ao seu máximo, e é tudo."


A humanidade poderá um dia sem nenhuma energia disponível ser capaz de reconstituir o sol a sua juventude mesmo depois de sua morte?

Ou talvez a pergunta possa ser posta de forma mais simples da seguinte maneira: A quantidade total de entropia no universo pode ser revertida?



Multivac mergulhou em silêncio. As luzes brilhantes cessaram, os estalos distantes pararam.

E então, quando os técnicos assustados já não conseguiam mais segurar a respiração, houve uma súbita volta à vida no visor integrado àquela porção de Multivac. Cinco palavras foram impressas: "DADOS INSUFICIENTES PARA RESPOSTA SIGNIFICATIVA."






2 comentários:

Leh ou Helena disse...

Oi, Glorinha!

Lindo texto!
A verdade é que temos que agir de acordo com nossas possibilidades e limites, então naveguemos por aqui.
E não é maravilhoso? Fiquei feliz, muito feliz, de verdade, de compartilhar algo, de tê-la feito viajar com Asimov, porque essa é a minha intenção.
E obrigada por compartilhar também.

Beijos

Celina Dutra disse...

Glorinha,

Fiz uma bela viagem com seu post. Admiro Almir Klink, o viajante solitário.

É uma grande pena a maioria dos homens no mundo não poderem desfrutar da total liberdade de ir e vir.

Viajar nos remete a uma avaliação mais correta da nossa importância pessoal(somos tão pequenos! Nosso valor é importante para somar com todos os outros pequenos. Aí sim, ficamos todos imensos.) e a um julgamento mais objetivo do que nos rodeia. Exemplo: Um dia imaginei Paris (um paraíso) de homens com liberdade, igualdade, fraternidade. Hoje sei que o Brasil (mesmo ainda distante) está mais próximo disso que Paris.

O Brasil é imenso com diversificação na natureza, mas, excetuados os índios e os descendentes de quilombolas, o homem brasileiro padrão tem os mesmos valores, desde o que vive no interior do Rio Grande Sul ao que vive no interior do Amazonas.

O bom é descobrir e se encantar ou não também com a diversificação dos homens.

Nada conhecia de Isaac Asimov. Vou retornar aqui mais vezes para ouvir os vídeos e ler mais vezes seu texto sobre ele.

Gostei dos imprevistos nas viagens virtuais.

Excelente post!

Boa semana recebendo tudo que desejar.

Beijo com carinho.