quarta-feira, 29 de junho de 2011

O arraial tá pronto. Só falta você!

Tenho muita saudade das festas que fazíamos quando chegava o mês de junho. Sinto o cheiro no ar, as noites são lindas, convidativas. Tenho vontade de fazer fogueira, de soltar balão, colar bandeirinhas.
Hoje não tem mais terreno baldio para a fogueira, não pode soltar balão que é crime, e a festa virou espetáculo igual escola de samba. Acabou a magia da caipira, mas ainda sei fazer um belo arraiá.


Bandeirinhas, pipoca, balão, fogueira e comidas típicas, tudo isto e muito mais marcam o mês de junho em todo o Brasil, são as festas juninas minha gente!!! Então viva São João, Santo Antonio e São Pedro!!!!!!! Como manda a tradição a hora é de festejar.


As festas juninas são comemoradas em todo o Brasil e constitui uma forte manifestação folclórica do país. Em todo território nacional as características das festas são bastante semelhantes, com apenas pequenas diferenciações regionais.




Trata-se de festas tipicamente caipiras, são rurais por sua excelência, existindo uma estreita relação com a época de colheitas, os agricultores comemoram o resultado do plantio e, ao mesmo tempo, preocupam-se com a próxima safra. Agradecem aos santos (Santo Antonio, São Pedro e São João) pelos benefícios alcançados, realizam casamentos e dançam-se as tradicionais quadrilhas.




 A festa de Santo Antonio é comemorada no dia 13. O santo é muito adorado e invocado para achar casamentos e coisas perdidas, mas também recebe estranho castigos e punições sendo comumente encontrado de cabeça para baixo, ou afundado em água, quando o mesmo não atende aos pedidos.


Pula a fogueira iaiá

Pula a fogueira ioiô

Cuidado para não se queimar
Pois essa fogueira já queimou o meu amor


A festa de São João é comemorada no dia 24 de junho. A festa tradicionalmente revive o ritual do fogo. A mãe de São João, Santa Izabel era muito amiga de Maria e para avisar do nascimento de seu filho mandou acender uma fogueira, tratava-se do sinal combinado para que Maria fosse visitá-la. Hoje a fogueira nas festas de São João é peça fundamental nesta tradição.



A festa de São Pedro é comemorada no dia 29 de junho. O santo, é o retentor das chaves dos portões do céu. Em muitos lugares do Brasil realizam-se a procissão das viúvas para comemorar o dia do Santo, como acontece no Alto e Médio São Francisco, quando as viúvas sobem o rio acima, em canoas, levando uma imagem do santo, para conseguir maior proteção. São Pedro, o barqueiro, também é homenageado por pescadores de todo o Brasil, que enfeitam suas embarcações para celebrar e agraciar o santo.


Nos grandes centros urbanos as festas juninas também são comemoradas, no entanto, trata-se muito mais de uma reunião social, demonstrando uma volta as origens de nossas culturas, de forma atualizada para os nossos dias e proporcionando entretenimento e muita participação.

Nenhum comentário: