quinta-feira, 3 de março de 2011

Só quem é mãe entende

Posted: 02 Mar 2011 11:25 AM PST
Por Paula Jácome*
Quando for mãe, nunca vou esquecer meu filho na escola, ele certamente será prioridade em minha vida. Aquela que chegou lá chorando às 19h porque ACHOU que o marido já tinha buscado o menino é muito irresponsável pro meu gosto.
Outra coisa, precisamos conversar mais com as crianças, seria incapaz de gritar com meu próprio rebento. Quando ele fizer muita pirraça no supermercado, vou parar tudo, sentar e explicar o mundo pro pequeno, mesmo que ele continue com a gritaria ou que isso demore horas e eu esteja atrasada para o trabalho. Aquela que eu ouço berrando pro menininho parar de mexer em tudo na padaria, pra mim é louca!
Bater ou beliscar é caso de polícia, faltou pouco pra eu ligar 190 outro dia. A tal que se diz mãe e educadora beliscou o pequetito porque ele quebrou o vazo da vizinha. Eu fiquei com uma raiva danada! Faltou pouquíssimo…
Não aguento também é ver criança sendo coagida a fazer o que não gosta. Um absurdo isso! Nem acredito que existem pessoas “adultas” capazes desse disparate. Se o menino não quer comer ou tomar banho ou fazer a tarefa, tenha paciência e insista, mas com jeitinho. Ameaçar criancinhas, isso não é coisa de gente decente…
E essas mães que ficam empurrando o filho para passar o fim de semana com a avó? Só pra descansar ou sair pra namorar com o próprio marido?! Imagina! A coisa melhor do mundo é ter os filhos por perto, impossível se cansar deles. E ainda pior, há alguns por aí incentivando os meninos a ver TV pra fiquem quietos por alguns minutos… Muito triste isso… É preciso estimular os pequenos, ensinar, conversar, brincar com eles, até pra terem um futuro melhor, pensa bem? Totalmente contra meus padrões.
Alimentação acho importantíssimo, as crianças de hoje têm comido qualquer coisa: chips, bala, chicletes, pirulito… Não é à toa que ficam doentes e preguiçosas. Uma vez olhei com a cara bem feia pra uns pais que estavam comprando o silêncio dos menores com brigadeiros. Isso, pra mim, ultrapassa todos os limites do razoável.
O momento de fazer a tarefa é sagrado, aquelas que perdem a paciência na hora de ensinar as coisas do mundo para os meninos só podem ser chamadas de irresponsáveis. Esse é um tempo em que todos os traumas são criados, já pensou se a criança fica com problemas na escola por conta de uma mãe impaciente?
É… Eu realmente era excelente mãe até meus filhos nascerem…
Com eles deixei de ser a Mamãe-Perfeita, cometo erros todos os dias e acabei me tornando uma pessoa melhor, muito mais real. Capaz de perceber que somos feitos de vários lados, que ninguém, por mais que se esforce, por mais Santa que possa parecer, consegue atender a todas as expectativas e necessidades, nem do próprio filho.
Sei hoje que ERRO! E poder errar é uma delícia e assumir os erros é uma benção! Tento acertar, é claro, mas sou humana. Fico cansada, esqueço compromissos, perco a paciência – principalmente na TPM – quero namorar e trabalhar, tenho um prazer enorme em comer brigadeiros, PRECISO descansar!
Se der, se for possível em minha humanidade, da próxima eu acerto, ok? Prometo que farei o MELHOR DE MIM em cada um dos dias.
*Paula Jácome é roteirista da empresa Norte Pruduções em Comunicação e possui alguns projetos independentes. Tem um blog (Chá entre Amigas) e escreve também  para o Jornal Vale do Aço. Twitter: @PaulaGCJ.