sábado, 14 de maio de 2011

Carpa aos sobreviventes

No Dia dos Meninos fiz um post para homenagear os meus meninos aqui.
Hoje recebi o link destas fotos e compreendi a força desta tradição japonesa.


東日本大震災の被災地にある、がれきの集積場の横で泳ぐ約300のこいのぼり=4月30日、岩手県山田町(栗橋隆悦撮影)
O terremoto afetou diversas áreas do leste do Japão, em 30 de abril em Yamada, província de Iwate cerca de 300 carpas nadavam junto aos escombros no campo. (foto Kurihashi Ryuuetsu)


自分たちで色付けしたこいのぼりを運ぶ子どもたち=5日午前、岩手県陸前高田市竹駒町
Carpas coloridas sendo carregadas pelas próprias crianças as cinco da manhã, na cidade 竹 驹 Rikuzentakata City, província de Iwate


東日本大震災の津波で大きな被害が出た岩手県大槌町。大槌高校のグラウンドでは、こいのぼりならぬ「カツオのぼり」と満開のサクラが競演していた=4月24日(鈴木健児撮影)
Em Iwate, a cidade de Ootsuti saiu arrasada do terremoto e tsunami no Japão oriental. No terreno elevado da cidade o concurso "banners bonito" de carpa, foi em plena floração das cerejas em 24 de abril (Foto Suzuki Kenzi)


巨人-阪神戦のイベントで大きなこいのぼりを持ってグラウンドを歩く子供たち=東京ドーム(山田俊介撮影)
Gigante contra miúdos que andam no chão com uma grande carpa em oHanshin - evento Tokyo Dome (foto Shiyunsuke Yamada)


プロ野球・広島のライト側パフォーマンスシートで泳ぐ大きなこいのぼり=マツダスタジアム(榎本雅弘撮影)
carpa nadando no estádio de beisebol - Mazda Hiroshima (Foto por Enomoto Masahiro)


被災地に向けた園児のメッセージが込められたこいのぼりに多くの家族連れが見入っていた=4月29日、静岡県沼津市(橋本昌宗撮影)
Muitas famílias estavam olhando as mensagem incluídas nas carpas  para as creches nas áreas afetadas - 29 de abril, Numazu , província de Shizuoka (foto por Akira HazimeHashimoto)


Pondo a carpa ao vento

Dia dos Meninos é chamado de Koinobori, e é comemorado no dia 5 de maio. Para comemorar esse dia são hasteadas birutas (aparelho usado para se saber a direção do vento) em forma de carpa.

A carpa é um símbolo muito popular e podem ser encontradas em lojas de artigos orientais. A carpa representa a coragem e a perseverança. Os japoneses costumam pendurá-las fora da casa. Uma para cada filho homem. Para que o filho cresça forte e corajoso. 

A correnteza e as cachoeiras que precisamos enfrentar para chegar ao topo, no lago da tranqüilidade, nadando contra tudo que se opõe ao nosso progresso.

Nenhum comentário: