quarta-feira, 18 de maio de 2011

Terremoto na Espanha: um mês após o do Japão, a profecia era para Roma


O astrólogo previu que um terremoto poderia destruir Roma e Twitter hoje está associando com o terremoto na Espanha


FE / MADRID

Dia 2011/11/05 - 07:42 p.m.

A profecia de um astrônomo amador autodidata e sismólogo italiano Raffaele Bendandi (1893 - 1979) que, hoje, 11 de maio, um terremoto poderia destruir Roma é um dos dez "tweets" falado, após o terramoto de 4,5 graus esta tarde, em Lorca (Múrcia).

"A profecia estava correta", "O astrólogo estava certo, exceto para o local" ou "Não foi em Roma, foi em Murcia" são algumas das referências discutidas nas redes sociais.

http://www.abc.es/videos-internacional/20110511/psicosis-profetica-roma-939940093001.html



Durante meses, a internet comenta uma suposta profecia do astrônomo italiano, que um terremoto de grande intensidade iria destruir em 11 de maio de 2011 a cidade de Roma, o Coliseu e até mesmo o desabamento da Basílica de São Pedro.


Mas a previsão, embora em menor escala, tornou-se real na cidade de Lorca, onde um terremoto de magnitude 4,5 abalou, às 17h05 horas, na Região de Múrcia.

As vítimas estavam na cidade histórica de Lorca, que remonta ao período medieval. Houve desmoronamentos de prédios, segundo o prefeito, Francisco Jodar. Os danos foram generalizados na pequena cidade de 90 mil habitantes, segundo Jodar. Dez mil pessoas ficaram desabrigadas, de acordo com o governo espanhol.

"O que estamos fazendo agora mesmo é atender aos feridos e vendo as possíveis vítimas, e depois temos todos os serviços de emergência ativos", disse.

Os técnicos municipais estão analisando se os edifícios têm danos estruturais ou apenas nas fachadas.

O acesso a Lorca era muito complicado pela estrada, informou a rádio RNE.

Além de Lorca, o terremoto afetou a localidade murciana de Totana, e o tremor também foi sentido em Albacete e Vélez-Rubio, na região de Almería, informou o governo.

O tremor chegou a ser sentido inclusive na capital da Espanha, embora não tenham sido reportados danos.

Tremor raso
O tremor ocorreu às 18h47 locais (13h47 de Brasília), segundo o Serviço Geológico dos EUA, que monitora e estuda abalos sísmicos.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de cerca de um quilômetro, considerada bastante rasa para tremores e que aumenta seu potencial destrutivo.

O epicentro foi a 50 quilômetros a sudoeste de Murcia e a 353 quilômetros da capital, Madri.
saiba mais

As autoridades espanholas afirmaram que um outro temor, de magnitude 4,4, ocorreu pouco antes, às 15h05.

O governo espanhol mandou uma unidade militar de emergência, que existe para atender a este tipo de ocorrência, para a região para ajudar no que fosse necessário.

'O chão começou a tremer'
"De repente, o chão começou a tremer, minha mãe chegou gritando para ficarmos embaixo dos portais", afirmou Emilio, morador de Murcia, à televisão pública espanhola.

"Todo o centro de Lorca foi atingido", acrescentou também à rádio pública o delegado do governo em Murcia, Rafael González Tovar.

"Estou morta de medo, isto é como um filme", declarou Virtudes, uma médica de Lorca, no site do "El País". "Esperamos as réplicas", disse.

O sudeste da Espanha é uma das regiões de maior periculosidade sísmica da Península Ibérica e é normal que se alcancem estas magnitudes, mas não temos constâncias de magnitudes maiores na região", afirmou à rádio pública o diretor da rede sísmica espanhola, Emilio Carreño.

O maior terremoto sofrido na região de Murcia ocorreu em 1999 e alcançou 5,2 de magnitude, segundo o jornal "El País".

O último terremoto mortífero registrado no país deixou sete mortos em Huelva (sudoeste), teve magnitude 7,8 e epicentro no sudoeste do Cabo de São Vicente (Portugal).de Almeria a Albacete o abalo foram sentidos. Os serviços de emergência não descartam uma repetição.


Um dos abalos  foi experimentado em primeira mão pelo repórter da TVE que viajou para a região. 

O jornalista de "A Espanha direta", Julio Muñoz, experimentou em primeira mão, a réplica do sismo que foi na cidade de Lorca, em Murcia. As imagens foram coletadas ao vivo, às 19h, mas teve de ser emitido mais tarde, por perda do sinal.
Os restos do campanário da igreja de San Diego caiu a poucos centímetros do repórter, que continuou a se apresentar nas ruas de Lorca. A cidade de 90.000 habitantes tem sido assolado por terremotos nas últimas oito horas.


O terremoto aconteceu às 18h47 local (13h47 de Brasília), apenas duas horas após um pequeno tremor de 4,5 graus de magnitude atingir o mesmo local, às 15H05 (10H05 de Brasília), segundo o serviço sismológico espanhol. De acordo com a Agência Geológica dos EUA, o abalo sísmico de 5,1 ocorreu a apenas 1 km de profundidade.


http://meioecogreen.blogspot.com/2011/05/mundo-terremoto-no-sudeste-da-espanha.html





O choque das placas Ibérico e Africano causou o terremoto em Murcia, explica perito do CSIC,  que terremotos na península não alcançam a magnitude de áreas como no Japão, pois é uma colisão, e não uma subducção de uma placa deslizante sob um outra.

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/terremoto-de-6-2-graus-atinge-sul-da-espanha-20100411.html

No caso da tragédia do terremoto de Múrcia, a origem é um choque e não uma placa de subducção, ou seja, a borda de uma placa desliza sob outra, o que o diferencia de outros terremotos desastrosas, como os que ocorrem na Indonésia, Chile e Japão. Na terra do sol nascente, por exemplo, estava na borda circunpacífico, onde uma placa está abaixo da outra e quando elas lançaram uma quantidade maior de energia, provocando alterações muito mais desastrosas, como visto recentemente no Japão.

As réplicas do terremoto na região de Múrcia pode acompanhar "alguns dias", segundo o especialista do CSIC, embora "talvez não percebam o povo e sismógrafos apenas detectá-lo." A explicação é que "até que o sistema se estabiliza e volta ao normal, ocorre uma série de movimentos de volta à situação original."

Segundo José Lopez Ruiz, este terremoto não tem nada a ver com os outros, como o Japão, e não estamos enfrentando um aumento na atividade sísmica do globo para repetir este tipo de fenômeno na Espanha. "É que a Terra é um planeta ativo, com energia, que se manifesta através de um vulcão ou um terremoto."


Cidade turística de Lorca registra danos em prédios históricos

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/914368-cidade-turistica-de-lorca-registra-danos-em-predios-historicos.shtml

A cidade de Lorca, uma das mais danificadas pelo terremoto de 5,1 de magnitude que atingiu a Espanha nesta quarta-feira, é uma localidade turística, cuja história data do século 1 a.C.

Veja galeria de imagens do tremor na Espanha

Segundo relatos iniciais, ao menos um edifício histórico teria sido destruído no terremoto, o santuário "Nuestra Señora la Real de las Huertas" -- da virgem protetora da cidade. A construção foi feita por monges franciscanos no século 16.

O patrimônio cultural da cidade inclui desde construções da época do Império Romano a edifícios da Idade Média, tanto cristãos como mouros.

Na época, a cidade foi palco de batalhas, pois era a fronteira entre o reino de Castela e califado de Granada.

Segundo testemunhas, outros templos e locais históricos teriam sido seriamente danificados. Entre eles estaria a igreja de Santiago, cuja torre desabou, e a igreja de San Diego, que teve a fachada afetada.

Apesar da magnitude do terremoto não ter sido das mais altas, ele aconteceu apenas um quilômetro abaixo da superfície. Segundo especialistas, quando mais próximo à superfície, mas devastador é um terremoto.

Testemunhas afirmaram ainda que prédios públicos foram danificados e o teto de um hospital desabou.

As comunicações por telefone estão intermitentes, mas não se sabe ainda se isso está ocorrendo devido ao grande fluxo telefônico ou à destruição de linhas e antenas de transmissão.
Israel Sanchez/Efe



Bispo de Cartagena, José Manuel Lorca, fala ao telefone ao lado da igreja de San Diego, em Lorca, Espanha


Terremoto de Lorca é o mais grave da Espanha desde 1956

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5123829-EI8142,00-Terremoto+de+Lorca+e+o+mais+grave+da+Espanha+desde.html


Espanhol observa carro atingido por destroços de edifício que desabou na cidade de Lorca

O terremoto registrado nesta quarta-feira na cidade de Lorca, no sudeste da Espanha, e que provocou a morte de pelo menos dez pessoas e deixou várias feridas, é o mais grave registrado no país nos últimos 50 anos. O sismo que provocou o maior número de vítimas na Espanha desde a década de 1950 foi o registrado em 20 de abril de 1956.

Esse terremoto causou a morte de 12 pessoas, deixou mais de 70 feridas e levou ao desabamento de 500 edifícios em Granada. O último terremoto com vítimas foi o de 28 de fevereiro de 1969, no litoral da também província de Huelva, que atingiu 7,5 graus na escala Richter e deixou quatro mortos por ataques cardíacos.

Os dois terremotos registrados nesta quarta-feira na região de Múrcia, com epicentros localizados em Lorca, foram ocasionados por um "deslizamento horizontal da falha" dessa região, informaram fontes da unidade de registro sísmico da Universidade de Alicante.

Um dos responsáveis da unidade explicou que a falha de Lorca tem uma superfície de entre 40 e 50 km e está situada em "um nível praticamente superficial". Na Espanha, são registrados cerca de 2,5 mil terremotos por ano, dos quais apenas dois, em média, são sentidos pela população por mês, segundo a rede sísmica do Instituto Geográfico Nacional.

Nenhum comentário: