quinta-feira, 12 de maio de 2011

O que o faz sofrer no dia de hoje?

Mensagem de Márcio Mendes no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 12 de maio de 2011.


Ouça:


OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.
Ao ir para a página do Podcast 'Sorrindo pra Vida' , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.
A Palavra meditada hoje está em II Coríntios 12, 7-10
7.E para que a grandeza das revelações não me enchesse de orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me torne orgulhoso. 
8.A esse respeito, roguei três vezes ao Senhor que ficasse longe de mim. 
9.Mas o Senhor disse-me: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”. Por isso, de bom grado, me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim; 
10.e me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte.
"Você já percebeu que, no momento da fraqueza, nas situações-limite recorremos muito mais a Deus?", indaga Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida/CN


Temos dificuldade de assumir a nossa fraqueza, porque queremos estar fortes o tempo todo. A fraqueza faz parte da nossa vida. Até os jovens se afadigam, pessoas acostumadas a lutar e guerreiros experientes também tropeçam no meio da luta. Mas a Palavra do Senhor nos traz uma luz: "Os que esperam no Senhor renovam as suas forças!". Essa experiência São Paulo também fez: "Basta-te a minha graça", disse-lhe o Senhor. O apóstolo termina essa passagem dizendo: "Pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente".
Você já percebeu que, no momento da fraqueza, nas situações-limite recorremos muito mais a Deus? Essa realidade toca a todos, até as pessoas mais orantes fazem a experiência da debilidade. O beato João Paulo II ocupou muitas capas de revistas por causa da sua saúde frágil, o mundo testemunhou um Papa santo, um Papa que deixou as paredes do Vaticano e correu o mundo, e que, debilitado pela enfermidade, fazia a experiência da fraqueza.
Talvez você esteja tocando em sua fraqueza agora. A todo momento somos ameaçados por nossas limitações. Quem nunca pensou em desistir? Porém, esta passagem bíblica abre os nossos olhos para entendermos que, em Deus, até o que o nos torna fracos nos ajuda, desde que não nos afastemos de Deus. A hora da fraqueza é a hora de voltar ao Senhor. Somos livres, mas não somos desligados de Deus, o ser humano é dependente do Senhor, toda a nossa vida é dependente d'Ele, como uma criança depende da mãe a começar pelo cordão umbilical, pelo amamentar. Recorra mais a Deus e O procure na oração.
O que tem feito com que você se sinta fraco? Será que hoje o Senhor não está falando com você na sua realidade? O Senhor lhe responde neste momento: "Eu serei a Tua força". O Senhor nos ouve, mas não nos conduz da forma como queremos. Ele escolhe um caminho diferente, um caminho perfeito, santo, que nos arranca de uma vida de pecado. Quando tentamos mascarar o pecado, ele volta mais forte.
Como Deus arranca esse pecado? Pelas mortificações e humilhações, Ele nos salva e nos preserva para que não nos afastemos das graças d'Ele, pois há dois meios de estarmos fora da graça: pelo pecado e pelo orgulho. Todos nós temos o veneno do orgulho dentro de nós. A tentação bate à nossa porta o tempo inteiro, para nos manter humilhados. Mas Deus santifica essa humilhação para arrancar de nós o orgulho, pois esse mal envenena até os dons de Deus em nós e arruína até a mais bela mansão. Pelo orgulho usamos mal os dons que Deus nos deu. No entanto, o Senhor, mesmo nessa situação, não deixa que Sua graça falte em nossa vida. Está na hora de pedirmos ao Pai: "Senhor, dá-me a Tua graça!" A nossa força é Deus!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Assista à primeira parte do programa:

Nenhum comentário: